31 Mai 2020
Visitação da Virgem Maria
Imagem do santo do dia

Quando o anjo do Senhor anunciou a Maria a divina Mensagem, disse-lhe: «Isabel, tua parenta, também concebeu um filho»... E imediatamente Maria decidira ir visitá-la, a mãe do rei à mãe do seu arauto, a mãe do Redentor à mãe do Precursor. Aqui não há problemas de precedências, quando se trata de amor.

Mas Maria não vai sozinha. Maria, divina Cristófora, grávida de Deus, caminha, levando no seu seio o divino Infante, o Visitante principal. Um Visitante verdadeiramente incógnito. Mas isto apenas no princípio, porque, de imediato, os efeitos do encontro serão tão manifestos que os sinos do gozo e da alegria repicarão em todos os corações.

Maria pôs-se a caminho e, com prontidão, foi à montanha, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. A tradição aponta para Ain Karim como sendo essa cidade. Maria caminha apressada. Está transbordante de gozo e deseja partilhá-lo com a sua prima. Caminha apressada porque sente em suas entranhas primeira procissão do Corpus a presença do Hóspede, e esse doce peso dá-lhe asas os pés.

«Que belos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz». Efetivamente, imaginar Maria por aqueles áridos caminhos, na primavera florida dos seus quinze anos, levando em suas entranhas o divino Segredo, saltando e voando nas asas do gozo e do amor ágil gazela, ligeiro veado é um quadro lírico sem par.

Toda a natureza, até as pedras, se sentem transformadas à sua passagem e participam da sua graça e formosura. As pedras não sabiam quem sentiam quando as pisavam. Se a brisa, se o fogo, se a água. Brilhavam como pedras preciosas. Tornavam-se macias como lã. Contra a imensa suavidade dos seus passos, a sua proverbial dureza nada podia. Comoveram-se. Puseram-se a gritar: «Hossana! Hossana!» (Francisco Pino).

«Assim que ouviu Isabel a saudação de Maria, saltou o menino em seu seio e Isabel encheu-se do Espírito Santo e clamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Porque mal a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu seio».

Tudo são maravilhas. Presença do Espírito Santo. Um menino que salta no seio... Enquanto as mães dialogam, os meninos estabelecem também colóquios sobre o futuro, e João,. o futuro atleta, exercitava-se já para a sua missão. «João em Deus e Deus em João, que, embora escondidos, João e Deus olham um para o outro» (Lope de Vega).

«Ditosa Tu, porque acreditaste». E nasce o Magnificat, canto de humildade e agradecimento, que introduz um sistema novo de valores. «Este cântico é um resumo da Bíblia, síntese da história da salvação. Anuncia a verdadeira revolução, não a dos homens, mas a de Deus» (F. M. Lopez Melús).

A Virgem da Visitação, caminhando apressada, é uma imagem fascinante. Primeiro disse sim a Deus'. Depois esse sim convertido em mensagem, partilha-o com os outros, «Nossa Senhora do Risco» pôs-se a caminho. A Anunciação foi o que aconteceu a Maria. A Visitação foi o que Maria fez que acontecesse aos outros, com a sua prontidão, generosidade e confiança.

As Fraternidades de Foucauld adotaram a Visitação como a sua festa. Querem ser apóstolos-testemunhas com a sua vida, sem pregar, como Maria que atua silenciosamente, levando simplesmente Jesus nas suas entranhas.

Oração da Nossa Senhora da Visitação

Deus, nosso Pai, ao terminar o mês de maio, consagrado a Nossa Senhora, vossa e nossa Mãe, inspirai em nós uma confiança e um amor filial àquela que nos trouxe Jesus. E possamos com ela cantar: Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração para aqueles que o temem. Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso. Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia conforme prometera a nossos pais em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre!