25 Abr 2019
São Marcos Evangelista - (Séc I)
Imagem do santo do dia

Os mais antigos documentos que nos falam de São Marcos apresentam como "o intérprete de Pedro". Talvez porque servia ao Príncipe dos Apóstolos de intérprete e conselheiro nas correrias em que o acompanhou, ou porque foi ele que resumiu no seu Evangelho - o segundo dos quatro canônicos a pregação que ouviu dos lábios de São Pedro.

O ilustre pregador Bossuet, referindo-se ao modo como soube sintetizar a doutrina de Jesus pregada por São Pedro, chamou ao nosso Santo "o mais divino dos sintetizadores".

Criticamente é pouco o que sabemos de João Marcos, como é conhecido no "Livros dos Atos".Quase se resume ao que este livro de São Lucas nos diz dele e à rica tradição dos primeiros historiadores que gozam de grande autoridade em tudo o que afirmam.

Sabemos que a sua mãe se chamava Maria. A primeira vez que os Atos falam dele é no capítulo 12 (12-16), quando se relata a saída milagrosa de São Pedro do cárcere por obra do anjo que lhe abre as portas, e se dirige "a casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitos irmã" se encontram reunidos em oração".

É natural que a casa de Maria fosse uma de tantas outras que a partir da famosa pregação de São Pedro em que se converteram mais de três mil pessoas à fé de Jesus Cristo - situaria em Jerusalém e onde se reuniriam os cristãos para fazer oração, celebrar a Eucaristia e distribuir os bens aos necessitados... Por isso a casa de João Marcos era bem conhecida de Pedro. Este levá-lo-á consigo passado algum tempo.

Talvez fosse um menino ou jovenzinho quando Jesus foi preso e condenado à morte. Diz o Evangelho que, quando Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, o seguia um jovem envolto num lençol, para ver em que parava tudo aquilo. É verosímil que este jovem fosse o próprio João Marcos. É provável que também Jesus tivesse estreita amizade com os pais de João Marcos e que este escutasse em muitas ocasiões os discursos de Jesus. Um dos primeiros batizados por São Pedro foi João Marcos.

Ele que era um menino no ano 30, era já um homem feito em 44, quando decidiu ir com o seu primo José Barnabé para a cidade de Orontes. João Marcos acompanhou Paulo e Barnabé nas suas correrias apostólicas por Chipre e outras cidades. Talvez tivesse saudades da sua pátria, pois é possível que fosse uma realidade o que São Paulo dirá que passou por "perigos dos ladrões, perigos nos caminhos, perigos na solidão"... O certo é que João Marcos abandonou os seus amigos e voltou a Jerusalém. Aqui passou dez ou doze anos ao lado de Pedro, ajudando-o nas suas incursões apostólicas, e fazendo de "intérprete e conselheiro".

O Senhor Jesus não escreveu nem mandou aos Apóstolos que escrevessem. O que interessava era a pregação oral. Mas a memória é fraca e alguém pensou em ter alguns apontamentos de tudo o que Pedro pregava. Por isso, pediram a Marcos que recolhesse as pregações do Apóstolo. Assim o fez. Pedro tratava com carinho a Marcos. Chama-lhe "meu filho Marcos" (1° Pe. 5,13). O evangelista Marcos escreve com fluidez, simplicidade, em estilo direto e sólido ao mesmo tempo. É o mais breve dos Evangelhos (16 capítulos) e propõe-se provar a Divindade de Jesus Cristo.

Marcos encontra-se em Roma no ano 67, em que morrem os dois Apóstolos Pedro e Paulo. João Marcos desempenhou um papel importante na evangelização como o demonstram estas palavras de São Paulo que, em 62, diz a Timóteo: "Traz contigo Marcos, pois preciso dele para o ministério evangélico". Depois parece que levou o Evangelho a diversos países: Egito, Aquileia, Cirene... Morreu talvez em 68.