23 Jan 2020
Santo Idelfonso, bispo (+667)
Imagem do santo do dia

Segundo consta, os pais de lldefonso, que se chamavam Estevão e Lúcia, eram estéreis. Viviam na nobre cidade de Toledo, banhada pelo Tejo. Lúcia, num dia em que se encontrava só, pediu com fervor à Virgem Maria que se lhe concedesse um filho ela o consagraria ao culto do seu Filho e à propagação das suas virtudes. A boa esposa foi escutada e o Senhor concedeu-lhe, pouco depois, este menino a quem colocaram o nome de lldefonso, que já foi um presságio, porque significa: ditoso, feliz, e tudo isto seria Ildefonso e partilharia com os seus.

Foi educado nas verdades cristãs e Lúcia infundiu principalmente no coração do pequeno lldefonso uma terna e filial devoção à Virgem Maria de que seria depois um grande paladino.

Assim o retratam os biógrafos da época: "Era de grande estatura, temente a Deus, grave no andar, muito religioso, modesto, afável, piedoso e sempre complacente em tudo, menos no pecado; favorecido com a faculdade da inteligência, elegante na expressão, persuasivo na pregação, zeloso pela salvação dos homens e entregue ao amor de Deus e à Virgem Maria.

Os seus pais, desejando que ele recebesse uma educação esmerada, enviam-no para junto de Eugenio que depois será Santo e Arcebispo de Toledo. Ao lado daquele santo e grande pedagogo soube caminhar com passos de gigante na linha da própria formação, na sabedoria e na santidade... Era possível vê-lo a correr, a voar mais do que a caminhar, pelos caminhos da virtude...

Santo Eugenio não sabendo o que ensinar mais ao seu sobrinho, enviou-o para Sevilha para que se formasse na Escola que com tanta fama estava dirigindo ali Santo Isidoro. Cedo conquistou a simpatia e a estima de todos. Causou admiração pela sua inteligência e pelo seu coração. Todos queriam estar ao seu lado porque respirava virtude por todas as partes. Diante dele ninguém conseguia criticar ou falar de coisas levianas.

Depois de doze anos repletos de estudos em todos os ramos do saber do seu tempo, voltou à sua pátria, Toledo. O pai tinha posto os olhos nele e confiava que em breve seria um dos homens mais influentes da cidade. Quis que ele começasse a formar parte do redemoinho da juventude e que tratasse com as famílias mais acomodadas ou famosas da cidade. lldefonso não pensava o mesmo pois cedo manifestou ao pai o seu propósito de se entregar ao Senhor.

Um dia fugiu da cidade e dirigiu-se para Agali onde havia um mosteiro de monges e pediu para ser admitido como religioso para se entregar ao Senhor e à Virgem Maria... Rapidamente o nomearam Abade do Mosteiro como sucessor de Deodato. Por mais resistência que colocasse, não conseguiu evitá-lo. Neste cargo operou maravilhas que cantaram os poetas da literatura espanhola, como Berceo e Lopes de Vega.

No ano de 657 morria o seu tio Santo Eugenio, deixando vacante a Sé do arcebispado de Toledo. O seu sobrinho estava tranquilo no mosteiro de Agali... mas o clero, o povo e o rei elegeram-no para suceder a Eugénio em tão alta dignidade... Embora mostrasse resistência não conseguiu evitar carregar com aquela cruz e serviço que o Senhor lhe solicitava. Foi consagrado bispo no dia 26 de Novembro de 657.

Foi sempre um grande pai e um zeloso Pastor de ovelhas como o Senhor lhe solicitara... Trabalhou com grande zelo para estender a fé e os bons costumes entre o clero e os fiéis. Escreveu tratados maravilhosos. Sobretudo foi famoso o da Perpétua virgindade de Maria... Como prêmio, a Virgem Maria apareceu-lhe e entregou-lhe uma casula. Era o dia 17 de Dezembro... Tinha escrito e falado muito bem sobre ela. Maria não se deixou vencer em generosidade... Sobretudo tinha-a defendido e pregado sobre ela no Décimo Concílio de Toledo. Desde então os escritores hispânicos chamam-lhe "Capelão e fiel notário de Maria". A 23 de Janeiro de 667 partia para contemplar a Virgem Maria no céu.

Oração a Santo Ildefonso

Ao vosso amparo e proteção
nos acolhemos, Santo Ildefonso
e suplicamos a vossa intercessão.
Alcançai-nos o dom de uma vida
que seja testemunho de Jesus Cristo
e avivai em nós o desejo de crescermos na fé.
Abençoai as crianças e os jovens,
os adultos e os idosos.
Intercedei pelos doentes
e pelos que vivem sozinhos e abandonados.
Confortai os tristes e os aflitos
e encaminhai os errantes.
Fazei regressar os que andam perdidos
pela indiferença e pelo pecado.
Reconciliai os casais e
iluminai os seus caminhos.
Santo Ildefonso,
nós vos pedimos o dom da fortaleza
para vencer as dificuldades que nos rodeiam.
A vós, filho dedicado de Maria,
pedimos a vossa intercessão
e guiai os nossos passos
pelo caminho da eternidade. Amém.
Pai Nosso…
Ave Maria…