18 Out 2020
São Lucas, evangelista (+Séc I)
Imagem do santo do dia

Alguns Santos Padres e autores cristãos pensaram que São Lucas, era o «outro discípulo» que acompanhava Cléofas, no caminho de Emaús, na tarde da Ressurreição quando o Senhor se lhes manifestou e se deu a conhecer ao partir do pão. Se isso fosse verdade, haveria que pensar num discípulo do Senhor, judeu e não gentio.

O que parece mais provável é que Lucas era gentio, de Antioquia, e que chegou ao conhecimento de Jesus Cristo por meio do Apóstolo. Paulo, ao qual se sentirá sempre ligado e será um dos discípulos prediletos do Apóstolo dos Gentios. Nasceu em Antioquia da Síria e era médico de profissão. Estava muito bem preparado na ciência do seu tempo e conhecia bem a língua e literatura gregas.

Uma vez convertido à fé de Cristo, talvez pelos anos 40, a sua vida anda estreitamente unida à de Paulo e com ele missiona em diversos países: Macedônia, Jerusalém, Roma. Os ensinamentos de São Paulo vão penetrando no coração e na mente de Lucas. Ensinamentos que com algumas outras fontes que chegarão às suas mãos, inspirado pelo Espírito Santo, passará à escrita, e graças a ele teremos o terceiro Evangelho e O precioso livro dos Atos, a primeira História da Igreja.

Em São Lucas podemos destacar duas facetas, as duas muito importantes: Lucas historiador e Lucas missionário. Entre os sinópticos pode-se denominar Lucas como o evangelista da história da salvação. Escreveu uma história em dois tomos sobre as origens do cristianismo: o Evangelho e os Atos. Pode chamar-se-lhe com toda a precisão o historiador entre os demais evangelistas, não porque os outros não façam história mas porque ele tem uma intuição mais ampla da história. Lucas conhece as histórias do seu tempo. Ele sabe que costumam colocar um prólogo às histórias do seu tempo e ele assim o faz. Fixa-se especialmente na cronologia dos fatos e traz referências de história profana mais que os outros. Mas sobretudo ele escreveu a história da salvação.

Não tem sido tanto considerado como missionário e, no entanto, basta recordar as suas correrias para merecer este honroso título.

São João Crisóstomo chamou-o: «Incansável no trabalho, ansioso de saber e sofrer, Lucas não conseguia separar-se de Paulo». Desde a sua prisão em Roma, Paulo diz ao seu discípulo Timóteo: «Só Lucas fica comigo». Nunca se separa do Mestre. E aos Colossenses e a Filémon também lhes recorda que Lucas está ao seu lado e chama-lhe «Lucas, o médico querido».

Cada um dos evangelistas tem uma característica peculiar, como se tivessem posto de acordo para fazer maior finca-pé numa das facetas da salvação. Assim diz o P. Bover, jesuíta: «Se o evangelho de São Mateus pode chamar-se messiânico; o de São Marcos taumatúrgico; o de São João teológico; o de São Lucas é o soteriológico por antonomásia).

Outra faceta que ressalta no Evangelho de São Lucas é o seu amor à Virgem Maria. Ele trata mais que os outros três evangelistas o tema mariano. Por isso se lhe chamou o Pintor de Maria, não porque tenha pintado em tela, como alguns lhe atribuem, algumas pinturas antigas da Virgem, mas porque a pintou maravilhosamente no seu Evangelho. Talvez tenha sido a própria Virgem Maria que lhe tenha contado as encantadoras cenas da Infância de Jesus. Uma antiga tradição diz que morreu martirizado na Acaia, pendurado de uma árvore.

Oração a São Lucas

Ó Deus que lhe escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverás num só coração e numa só alma e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação.

Por vosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Ó Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza a vida eterna, Amém.

São Lucas evangelista, rogai por nós.