09 Nov 2019
Dedicação da Basilica de Latrão (324)
Imagem do santo do dia

O Ano Litúrgico não pode girar sobre outro eixo que não seja o próprio Jesus Cristo. Mas Jesus Cristo, a Cabeça do Corpo Místico, está sempre unido aos seus membros. Pois bem, poderia dizer-se que onze meses do Ano Litúrgico se dedicam sobretudo aos gran¬des mistérios de Cristo. Ao contrário, o mês de Novembro dedica-se antes aos membros do Corpo Místico.

E assim, no dia 1 celebramos a festa de Todos os Santos a Igreja Triunfante, no dia 2 a comemoração dos Fiéis Defuntos Igreja Purgante, e hoje, dia 9, a Dedicação da Basílica de Latrão Igreja Militante -. (E queira Deus que não exista uma quarta fase daIgreja, a que Pio XII chamava, com tristeza, a Igreja Dormente, aludindo à tibieza e sonolência de muitos). Neste sentido, dizia o Venerável Olier, estas celebrações de Novembro são sumamente importantes, pois, estando os membros intimamente unidos à Cabeça, quando recordamos estes, celebramos na realidade, o Corpo Místico Total.

Hoje celebramos o aniversário da Dedicação da Basílica construída nos princípios do século IV pelo imperador Constantino, no seu palácio de Latrão, no monte Célio. Consagrou-a o Papa São Silvestre, a 9 de Novembro do ano 324, depois de batizar Constantino e o curar, segundo se crê, da lepra.

São quatro as basílicas maiores de Roma. Mas é a de São João de Latrão, que antes se chamou do Salvador, a que tem maior categoria litúrgica, a que é chamada "mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe". É a catedral do Papa, pois junto dela habitaram os Papas durante vários séculos e nela se celebraram cinco concílios ecumênicos.

Jesus disse à Samaritana que tinha chegado a hora em que nem o monte Garizim nem o templo de Jerusalém seriam necessários para adorar o Pai, visto que os verdadeiros adoradores O adorariam em espírito e verdade. Não era imprescindível um lugar concreto. O importante era o espírito.

Mas consagrar espaços concretos para a adoração, pode ser uma ajuda para depois adorar o Pai no grande templo da criação. De fato, Jesus ia à sinagoga, e retirava-se às vezes para lugares afastados para a oração. Este é o sentido dos templos cristãos. E a consagração de São João de Latrão é o símbolo e protótipo da consagração das nossas igrejas para o culto divino e a oração.

O templo material é ao mesmo tempo símbolo do templo espiritual, o Corpo Místico de Cristo. No cume deste templo está a pedra viva e essencial, a pedra divina angular, Cristo. "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa..."

Junto com a Cabeça, a pedra angular, também os membros são pedras vivas - pedras vivas e despertas, não dormentes - deste tempio espiritual. "Aproximai-vos dele, a pedra viva... Vós como pedras vivas, ides entrando na construção de um templo espiritual, formando um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, aceites a Deus por Jesus Cristo".

Portanto, hoje recordamos um tríplice templo. O templo material, de São João de Latrão, e em sentido amplo, de qualquer igreja. O templo espiritual que formam entre si, e com Cristo, todos os fiéis cristãos em graça, ou Corpo Místico. E o templo da alma cristã, em graça, na qual habita o próprio Deus. "Se alguém me ama... viremos a ele e faremos nele a nossa morada". "Não sabeis que sois o tem-pio de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?".