06 Jun 2020
São Norberto, bispo e fundador (+1134)
Imagem do santo do dia

Este grande apóstolo da Alemanha e ilustre fundador de uma ínclita Ordem religiosa, nasceu no ano 1080 na pequena cidade de Santes, nas margens do Reno, não distante de Colónia.

Os seus pais -Heriberto e Haduvije- descendiam de famílias nobres, aparentadas com os antigos césares. O seu berço embalou-se entre ricas tapeçarias e quando chegou à idade própria foi enviado para as melhores escolas da época, que naquele tempo eram nas célebres abadias regidas por sábios e prudentes religiosos. Todos prognosticavam um glorioso futuro para este rapaz esperto que chamava a atenção pela sua beleza física, mas especialmente, pelas qualidades de inteligência extraordinária e de bondade que..arrastava todos os que se aproximavam dele.

O exemplo do seu tio, Frederico de Corinthia, arcebispo de Colônia, foi, talvez, a razão que o encaminhou para a carreira sacerdotal. A sua ordenação introdu-Io na vida de prebendas e honras atrás das quais correrá até obter um canonicato na própria catedral de Colônia. A sua vida está toda secularizada. Banquetes, caçadas, festas mundanas, enchem o seu tempo.

Onde se encontra, chama a atenção pela sua beleza, pelo seu porte distinto, pelo seu profundo saber. As damas seguem-no e acorrem como gazelas querendo prender aquele inerme eclesiástico que apenas o era de nome.

Deste triste estado deu o primeiro passo para a liberdade na sua viagem a Roma, onde na companhia do iníquo imperador Pascoal II viveu uma tragédia que o fez pensar seriamente na razão da sua existência e no mau caminho que trilhava. O imperador comportou-se de modo iníquo e vergonhoso encarcerando o Papa e os cardeais porque não consentiam nas investiduras de que fazia questão o imperador germânico. Norberto sentiu aquela vilania do seu amo e foi visitar o Sumo Pontífice à prisão para lhe pedir perdão. De regresso a Colônia recusou o bispado de Cambray que lhe oferecia o imperador.

O segundo e definitivo passo foi quando se dirigia a cavalo para um convento de Freten de Westfalia talvez arrastado por paixões doentias. la como outro Saulo a caminho de Damasco. Naquele momento cai um raio sobre Noberto e ele, o seu companheiro e os cavalos caem envoltos em lodo e ramos de árvores. Podia ter morrido naquele momento. Pensa na morte e na graça de Deus que o tinha livrado de ir para o inferno. Arrepende-se, faz uma confissão geral dos pecados e ordena-se sacerdote. Quer ir gritar por todas as partes pedindo perdão pelos seus escândalos e ajudando os outros para que abandonem a má vida. Prega sem descanso. Percorre cidades e países levando a mensagem de Jesus Cristo a todas as partes. Retira-se para e monte e, depois de muita oração, decide fundar uma Ordem que saiba combinar o culto litúrgico com o apostolado e o trabalho. As grandes Ordens tão beneméritas estavam, nessa altura, a atravessar um mau momento. Norberto quer devolver-lhes o seu sabor e generosidade original. Confia na ajuda da graça. Rapidamente se juntam a ele muitos companheiros... Norberto, por meio da sua Ordem, faz prodígios em todas as partes.

Um dia, na presença do imperador Lotário, depois de um sermão maravilhoso de Norberto, o povo aclama: "Norberto, arcebispo de Magdeburgo!" Resiste mas deve aceder... Entrega-se à caridade, à formação do clero, ao apostolado e à oração... A 6 de Junho de 1134 expirava o grande "Mestre" como lhe chamou São Bernardo.