Os católicos adoram imagem?

Voltar

Publicado em: 13 de junho de 2013

Cristo assumiu um verdadeiro corpo humano, por meio do qual Deus invisível se tornou visível. Por essa razão, Cristo pode ser representado e venerado nas santas imagens. Nele vemos o rosto divino do ser humano.

 

 

O que Deus no Antigo Testamento proíbe, é fazer imagens para serem adoradas como deuses, em substituição ao Deus único. Mas não proíbe fazer outras imagens, na bíblia mesmo diz que Deus fez o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” (Gn 1,26-27).

 

 

A imagem faz parte da linguagem humana, é a representação de alguma pessoa, coisa, ideia. Assim, o desenho de uma flor, as fotos de uma pessoa e a pintura de uma paisagem são imagens.

 

 

A imagem de Cristo o ícone por excelência. As outras que representam Nossa Senhora e os santos,  significam Cristo, que nelas é glorificado. Proclamam a mesma mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite mediante a palavra e ajudam a despertar e a nutrir a fé dos cristãos.

 

 

A tradição cristã reconheceu reiteradamente o valor pedagógico e psicológico das imagens, como suportes para a catequese, para a oração e para a evangelização. Numa época em que a comunicação baseia-se, sobretudo , em imagens,  uso das imagens cristãs pode ser uma grande contribuição para a evangelização.

 

 

É claro, porém, que o católico não adora imagem; venera aquele que é representado pela imagem. O católico adora somente a Deus!

Share Button
Tags: Antigo Testamento, Cristo, nossa senhora, Santos,

1 Comentário

  1. francisca viana da silva disse:

    Concordo que o católico não adoram imagem, veneramos por esta representando aquela pessoa que
    te fás bem em observar-la.

Deixe o seu comentário!

<
>