Organizações religiosas do Iraque expressam alegria por visita do Papa

Voltar

Publicado em: 3 de março de 2021

Organizações religiosas do Iraque expressam alegria por visita do Papa

Em mensagem conjunta, organizações divulgaram apoio ao Papa em sua viagem ao país; Visita será iniciada nesta sexta-feira, 5.

 

Organizações religiosas do Iraque expressam alegria por visita do Papa. As instituições se manifestaram através de mensagem conjunta divulgada nesta terça-feira, 2.

 

“Nós, as organizações religiosas abaixo assinadas que atuam no Iraque, que representam o apelo de nossas respectivas religiões à solidariedade humana, acolhemos a visita de Sua Santidade o Papa Francisco ao local de nascimento de Abraão, pai de muitos na fé”, escreveram.

 

Iraque: berço da civilização humana

 

O Iraque é o berço da civilização humana. É o que afirmaram os religiosos. “Um belo país, rico em diversidades culturais e religiosas”. Durante séculos, as organizações pontuaram que muitas comunidades étnicas e religiosas viveram lado a lado no país.

 

“No entanto, nas últimas décadas, o Iraque sofreu com a guerra, a insegurança e a instabilidade e, mais recentemente, com o aumento de extremistas. Essa sequência de conflitos tem prejudicado profundamente as relações entre as comunidades e prejudicado o tecido social do país”, lê-se na mensagem.

 

Hoje, os religiosos apontam que o Iraque tem que enfrentar desafios impressionantes. São eles: mais de um milhão de deslocados internamente. Dos cinco milhões que foram repatriados, muitos têm extrema necessidade de ajuda.

 

Crise econômica e pandemia da Covid-19

 

Nesse meio tempo, o agravamento da crise econômica, exacerbada pela pandemia de Covid-19, está jogando muitos para a pobreza. Os fatores vêm privando o governo dos recursos necessários para ajudar seu próprio povo. É o que avaliaram as organizações que operam no país.

 

Fraternidade humana

 

“Em sua recente Encíclica Fratelli tutti, o Papa Francisco escreve que as religiões têm um papel importante a desempenhar no serviço da fraternidade em nosso mundo”, recordam as organizações religiosas.

 

Segundo as instituições, o Documeno de Abu Dhabi sobre a Fraternidade Humana explica ainda: “A fé leva o crente a ver no outro, um irmão ou irmã para apoiar e amar. […] Os crentes são chamados a expressar esta fraternidade humana salvaguardando a criação e todo o universo, e apoiando todas as pessoas, especialmente os mais pobres e necessitados”.

 

“Como organizações baseadas na fé, abraçamos plenamente esta mensagem de fraternidade e de diálogo que o Papa Francisco está levando ao Iraque. Acreditamos firmemente que esta mensagem representa uma forma necessária para curar as feridas do passado e construir um futuro para as diferentes comunidades do país”, escreveram.

 

Colaboração conjunta pela reconciliação

 

As organizações reafirmaram o trabalho feito em conjunto com as autoridades para ajudar na reconciliação das comunidades. Os religiosos destacaram que também ajudam na reconstrução da paz e apoiam a reivindicação dos direitos coletivos à segurança, serviços e meios de subsistência.

 

Servir e capacitar as pessoas somente com base em suas necessidades, rejeitando todas as formas de discriminação é outro objetivo das instituições. Elas reforçaram a necessidade do respeito aos valores culturais e convicções religiosas dos outros. Continuaram rejeitando todo sectarismo e proselitismo. Além de frisarem o fortalecimento de iniciativas inclusivas e abordagens que promovam a coesão social.

 

O desejo de intensificar a colaboração entre as organizações no serviço aos necessitados também foi mencionado.

 

“Por fim, exortamos a comunidade internacional a permanecer empenhada em apoiar o povo iraquiano para superar seus desafios atuais, em um verdadeiro espírito de fraternidade e solidariedade humana”, concluíram as organizações.

 

Organizações Religiosas

 

Assinaram a mensagem a Cáritas, sociedades de ajuda cristã, fundações, associações luteranas, o Serviço dos Jesuítas para os Refugiados, o Comitê Humanitário de Ankawa e a Sociedade de Ajuda assíria ao Iraque.

 

 

 

Fonte: Canção Nova

Share Button
Tags: Iraque, Organizações religiosas, Papa, Papa Francisco, viagem apostolica, Visita do Papa,

Nenhum comentário foi realizado, sejá o primeiro!

Deixe o seu comentário!

<
>
    Abrir WhatsApp