Leituras do dia - 28/10/2020

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  • São Simão e São Judas Tadeu

     

     

    Ef 2, 19-22

     

     

    19 Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. 21 É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. 22 É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.

  • São Simão e São Judas Tadeu

     

     

    Salmo: 18, 2-3. 4-5

     

     

    Resposta: “Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.”

     

     

    2 Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. 3 O dia ao outro transmite essa mensagem, e uma noite à outra a repete.

     

     

    4 Não é uma língua nem são palavras, cujo sentido não se perceba, 5 porque por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz; aí armou Deus para o sol uma tenda.

  • São Simão e São Judas Tadeu

     

     

    Lc 6, 12-19

     

     

    12 Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: 14 Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15 Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; 16 Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. 17 Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. 18 E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. 19 Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.

     

     

    Comentário:

     

     

    Pouco sabemos destes Apóstolos. Sabemos os seus nomes, que figuram entre os Doze, que Jesus chamou para andarem com Ele e os enviar a pregar. Encimam a lista daqueles «soldados desconhecidos» dos homens, que têm o nome gravado na construção e edifício do Reino São Simão era chamado «zelote», que quer dizer apaixonado, violento. Por sua adesão a este grupo de judeus piedosos e radicais, estava talhado para ser um seguidor apaixonado de Cristo. O Reino dos céus é dos violentos (Mt 11,12). Para certas horas do Reino, violentos precisam-se.

     

     

    São Judas tinha o sobrenome de Tadeu, «homem de juízo», «prudente». Ardia em desejos de que Cristo se manifestasse ao mundo (Jo 14,22-23). A resposta do Senhor lhe fez compreender que é na escuta e aceitação da palavra que Cristo se manifesta e faz em nós sua morada. Na sua carta apostólica, «cheia de força e graça do céu» (Orígenes), São Judas desmascara os falsos doutores e os faltos «espirituais». Tem palavras duras contra os que introduzem na comunidade divisões e discórdias, e contra os que se deixam arrastar pela impiedade, negando que Jesus Cristo é o Senhor. Com a força da sua palavra, São Judas Tadeu alerta os cristãos para que a eficácia do mistério de Cristo não se corrompa.

     

     

    Senhor, «manifesta-te» a nós para te manifestarmos ao mundo (Jo 14,22)!

     

     

    Bento XVI
    papa de 2005 a 2013
    Audiência geral de 3/5/2006 (tradução © copyright Libreria Editrice Vaticana), rev.

     

     

    «Chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos»

     

     

    A Tradição Apostólica não é uma coleção de objetos e palavras, como uma caixa que contém coisas mortas; a Tradição é o rio da vida nova que vem das origens, de Cristo até nós, e nos envolve na história de Deus com a humanidade. Este tema da Tradição é de grande importância para a vida da Igreja.

     

     

    O Concílio Vaticano II realçou, a este propósito, que a Tradição é apostólica antes de tudo nas suas origens: «Dispôs Deus, em toda a sua benignidade, que tudo quanto revelara para a salvação de todos os povos permanecesse íntegro para sempre e fosse transmitido a todas as gerações. Por isso, Cristo Senhor, em quem se consuma toda a revelação de Deus Sumo (cf 2Cor 1,30; 3,16; 4,6), mandou aos apóstolos que pregassem a todos os homens o Evangelho [...], como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, comunicando-lhes os dons divinos» (Dei Verbum, 7).

     

     

    O Concílio prossegue, anotando como tal empenho foi fielmente seguido «pelos apóstolos, que, pela sua pregação oral, os exemplos e as instituições, comunicaram aquilo que tinham recebido pela palavra, a convivência e as obras de Cristo, ou aprendido por inspiração do Espírito Santo» (ibid.). Com os apóstolos, acrescenta o Concílio, colaboraram «varões apostólicos, que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação» (ibid.).

     

     

    Como chefes do Israel escatológico, também eles doze como doze eram as tribos do povo eleito, os apóstolos continuam a «colheita» iniciada pelo Senhor, e fazem-no antes de tudo transmitindo fielmente o dom recebido, a boa nova do Reino que veio até aos homens em Jesus Cristo. O seu número expressa, não só a continuidade com a santa raiz, o Israel das doze tribos, mas também o destino universal do seu ministério, que leva a salvação até aos confins da Terra. Isto pode ser captado apreciando o valor simbólico dos números no mundo semítico: doze resulta da multiplicação de três, o número perfeito, por quatro, número que remete para os quatro pontos cardeais, e portanto para todo o mundo.

     

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