Leituras do dia - 25/2/2021

Ver todo o calendário

  • Primeira Semana da Quaresma

     

     

    Est 14, 1. 3-5. 12-14

     

     

    1 Por sua parte, a rainha Ester, tomada de uma angústia mortal, recorreu ao Senhor.

     

     

    3 Dirigiu esta prece ao Senhor, Deus de Israel: Meu Senhor, nosso único rei, assisti-me no meu desamparo, porque não tenho outro socorro senão vós, 4 e o perigo que me ameaça eu o toco já com as mãos. 5 Ouvi desde criança, no seio da minha família, que vós, Senhor, tendes escolhido Israel entre todas as nações, e nossos pais, entre todos os seus antepassados, para deles fazer vossa herança perpétua e que tendes executado todas as vossas promessas.

     

     

    12 Lembrai-vos de nós, Senhor! Manifestai-vos no dia da tribulação! Dai-nos coragem, Senhor, rei dos deuses e dominador de todo principado! 13 Colocai em seus lábios palavras prudentes na presença do leão e fazei passar seu coração para o ódio daquele que nos é hostil, a fim de que ele pereça, ele e todos os seus parceiros. 14 E a nós, que a vossa mão nos livre! Assisti-me no meu abandono, a mim que não tenho senão a vós, Senhor. 

  • Primeira Semana da Quaresma

     

     

    Salmo 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8

     

     

    Resposta: “Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!”

     

     

    1 De Davi. Eu vos louvarei de todo o coração, Senhor, porque ouvistes as minhas palavras. Na presença dos anjos eu vos cantarei. 2a Ante vosso santo templo prostrar-me-ei

     

     

    2bc e louvarei o vosso nome, pela vossa bondade e fidelidade, porque acima de todas as coisas, exaltastes o vosso nome e a vossa promessa. 3 Quando vos invoquei, vós me respondestes; fizestes crescer a força de minha alma.

     

     

    7c salva-me a vossa mão. 8 O Senhor completará o que em meu auxílio começou. Senhor, eterna é a vossa bondade: não abandoneis a obra de vossas mãos.

  • Primeira Semana da Quaresma

     

     

    Mt 7, 7-12

     

     

    7 Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. 8 Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. 9 Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? 10 E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? 11 Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem. 12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.

     

     

    Comentário

     

     

    Santa Catarina de Sena (1347-1380)
    terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa

    Apêndice, cap. X, n.º 107

     

     

    Bate à porta do meu Filho com um desejo santo!

     

     

    [Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] Podes estar certa de que não desprezo o desejo dos meus servos. Dou ao que Me pede e convido-vos a todos a pedir-Me. Na verdade, desagradais-Me muito quando não bateis à porta da Sabedoria do meu Filho Único, seguindo a sua doutrina. Pois seguir a sua doutrina é o mesmo que bater à porta, chamando por Mim, Pai eterno, com a voz de um desejo santo, por meio de súplicas humildes e continuadas. E sou Eu, o Pai, quem vos dá o pão da graça, abrindo-vos a porta da doce Verdade.

     

     

    Por vezes, para pôr à prova os vossos desejos e a vossa perseverança, finjo não vos ouvir, mas ouço-vos muito bem, e concedo ao vosso espírito aquilo de que tem precisão. Sou Eu quem vos dá a fome e a sede que vos faz clamar por Mim, porque quero pôr à prova a vossa constância, para corresponder aos vossos desejos, quando são ordenados e orientados para Mim. A minha Verdade convida-vos a clamar desse modo quando diz: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á».

     

     

    E também Eu te digo: não quero que permitas que o teu desejo enfraqueça nem que deixes de implorar o meu socorro! Que a tua voz não cesse de chegar a Mim! Clama, clama por Mim, para que Eu tenha misericórdia do mundo! Bate sem interrupção à porta da minha Verdade, que é o meu Filho.

     

Share Button

<
>
    Abrir WhatsApp