Leituras do dia - 14/8/2019

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  • São Maximiliano Kolbe

     

     

    Dt 34,1-12

     

     

    1 Subiu Moisés das planícies de Moab ao monte Nebo, ao cimo do Fasga, defronte de Jericó. O Senhor mostrou-lhe toda a terra, desde Galaad até Dá, 2 todo o Neftali, a terra de Efraim e de Manassés, todo o território de Judá até o mar ocidental, 3 o Negeb, a planície do Jordão, o vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Segor. 4 O Senhor disse-lhe: Eis a terra que jurei a Abraão, a Isaac e a Jacó dar à sua posteridade. Viste-a com os teus olhos, mas não entrarás nela. 5 E Moisés, o servo do Senhor, morreu ali na terra de Moab, como o Senhor decidira. 6 E ele o enterrou no vale da terra de Moab, defronte de Bet-Fogor, e ninguém jamais soube o lugar do seu sepulcro. 7 Moisés tinha cento e vinte anos no momento de sua morte: sua vista não se tinha enfraquecido, e o seu vigor não se tinha abalado. 8 Os israelitas choraram-no durante trinta dias nas planícies de Moab; e, passado esse tempo, acabaram-se os dias de pranto consagrados ao luto por Moisés. 9 Josué, filho de Nun, ficou cheio do Espírito de Sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as suas mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 10 Não se levantou mais em Israel profeta comparável a Moisés, com quem o Senhor conversava face a face. 11 (Ninguém o igualou) quanto a todos os sinais e prodígios que o Senhor o mandou fazer na terra do Egito, diante do faraó, de seus servos e de sua terra, 12 nem quanto a todos os feitos e às terríveis ações que ele operou sob os olhos de todo o Israel.

  • São Maximiliano Kolbe

     

     

    Salmo 65,1-3a.5.16-17

     

     

    Resposta: “Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida.”

     

     

    1 Ao mestre de canto. Cântico. Salmo. Aclamai a Deus, toda a terra,
    2 Cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glorioso louvor.

     

     

    3a Dizei a Deus: Vossas obras são estupendas!
    5 Vinde contemplar as obras de Deus: ele fez maravilhas entre os filhos dos homens.

     

     

    16 Vinde, ouvi vós todos que temeis ao Senhor. Eu vos narrarei quão grandes coisas Deus fez à minha alma.
    17 Meus lábios o invocaram, com minha língua o louvei.

     

  • São Maximiliano Kolbe

     

     

    Mt 18,15-20

     

     

    15 Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. 16 Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17 Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. 18 Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. 19 Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. 20 Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

     

     

    Comentário:

     

     

    Correção fraterna — Todo o cristão é responsável e guarda de seu irmão. Porque formamos um só corpo, somos todos solidários no mal e no bem, no êxito e no fracasso. Somos comunidade de irmãos, contraindo a dívida insolúvel de nos amarmos uns aos outros. E quanto mais amarmos, mais a dívida aumenta. A oração comum é o vínculo interior, que nos une em Cristo. Quando rezamos unidos, é Ele que em nós reza, em nós vive e atua.

     

     

    A correção fraterna é lei de amor, saída do coração de Cristo. Não se trata de restabelecer a ordem violada, mas de «ganhar o irmão». Não é descargo de consciência, mas dívida de amor. A correção fraterna é a mais pura expressão do amor comunitário. Não é fácil corrigir, porque é difícil amar. Nas faltas dos outros não corras a tocar trombeta, a rasgar vestiduras. A falta do teu irmão também é tua. Vai repreendê-lo a sós, não como censor, mas como amigo.

     

     

    O processo do amor não termina; exige busca constante. O amor é inventivo. «Comunica-o à Igreja» significa que toda a comunidade é responsável pelo bem de todos. Tem graças e luzes que o indivíduo não tem. «Trata-o como um publicano» não quer dizer abandonar, rejeitar, mas sim multiplicar esforços, fazer como Jesus fez. São ovelhas perdidas, à espera de pastor, que dê a vida por elas.

     

     

    Senhor, reunimo-nos dois ou três, porque Tu estás no meio de nós!

     

     

    Comentário do dia : São Cipriano (c. 200-258)
    Bispo de Cartago e mártir
    Da Unidade da Igreja, 12



    «Eu estou no meio deles»

     

     

    O Senhor disse: «Se dois de vós se unirem na Terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles». Mostra assim que não é o grande número dos que rezam, mas a sua unanimidade, que obtém graças. «Se dois de vós se unirem na Terra»: Cristo põe em primeiro lugar a unidade das almas, põe antes de tudo a concórdia e a paz. Que haja plena concórdia entre nós, foi o que Ele constante e firmemente pregou. Ora, como pode ter concórdia com outro quem não tem concórdia com o corpo da Igreja e com o conjunto dos irmãos? [...] O Senhor fala da sua Igreja àqueles que estão na Igreja: se estiverem de acordo entre si, se orarem em conformidade com as suas recomendações e os seus conselhos, mesmo que sejam só dois ou três a rezar, se o fizerem numa só alma, mesmo sendo apenas dois ou três, podem obter aquilo que pedem à majestade de Deus.

     

     

    «Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles»: quer dizer, ele está com os pacíficos e os simples, com os que temem a Deus e observam os seus mandamentos. Jesus afirma que está com dois ou três apenas, como esteve com os três jovens na fornalha: porque permaneceram simples em relação a Deus e unidos entre si, reconfortou-os com um sopro de orvalho no meio das chamas (Dn 3,50). O mesmo aconteceu com os dois apóstolos que estiveram presos: porque eram simples, porque estavam unidos de coração, Ele acudiu-lhes, abrindo-lhes as portas do cárcere (At 25, 25). [...] Quando, portanto, Cristo inscreve entre os seus preceitos esta palavra: «Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles», [...] está a reprovar aos dissidentes a sua discórdia e a recomendar a paz aos seus fiéis.

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