Leituras do dia - 12/6/2019

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  • 10° Semana do Tempo Comum

     

     

    2Cor 3,4-11

     

     

    4 Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo. 5 Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. 6 Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. 7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório), 8 quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito! 9 Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais o há de sobrepujar em glória o ministério da justificação ! 10 Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta glória eminentemente superior, empalidece a glória do primeiro ministério. 11 Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!

  • 10° Semana do Tempo Comum

     

     

    Salmo 98,5-9

     

     

    Resposta: “Santo é o Senhor nosso Deus!”

     

     

    5 Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é Santo.
    6 Entre seus sacerdotes estavam Moisés e Aarão, e Samuel um dos que invocaram o seu nome: clamavam ao Senhor, que os atendia.

     

     

    7 Falava-lhes na coluna de nuvem, eles guardavam os seus preceitos e a lei que lhes havia dado.
    8 Senhor, nosso Deus, vós os ouvistes, fostes para eles um Deus propício, ainda quando puníeis as suas injustiças.

     

     

    9 Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante sua montanha santa, porque santo é o Senhor, nosso Deus.

  • 10° Semana do Tempo Comum

     

     

    Mt 5,17-19

     

     

    17 Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

     

     

    Comentário:

     

     

    Tudo se realizará — Há um projeto divino inscrito no homem e na história, que se completa e cumpre em Cristo. Expresso na Lei Antiga, chega à perfeição na Lei Nova, encarnado em Cristo, protagonista da história, de que é Lei e Senhor. Ocultava-se na Lei e nos Profetas uma aspiração e anúncio de Boa Nova. Era a sua preparação, caminho lento e progressivo para Cristo, como termo e plenitude. Toda a Lei antiga chamava pelo mandamento novo: amar como Cristo amou.

     

     

    A Lei de Deus é a expressão da sua vontade, encaminhando o homem para a plenitude da vida. A vontade de Deus é a terra da felicidade, a pátria do amor perfeito. Toda a Lei para ser cumprida exige discernimento, estar à escuta. Não se cumpre por ser Lei, mas por ser caminho de justiça e santidade. Jesus cumprindo a Lei, leva-a à perfeição, revelando em seus gestos a perfeição do Pai. Em Cristo se cumpre e completa toda a Lei e os Profetas. Agora, só Ele é o Profeta e a Profecia. «Ouvi-o»! Segui-lo e imitá-lo é cumprir toda a Lei.

     

     

    «A plenitude da Lei está no amor» (Rm 13,10). Quando amarmos, cumpriremos toda a Lei. Quando se trata de amor, tudo é importante. O amor não mede, não calcula; quem faz contas não ama. A medida do amor é Jesus Cristo. Veio ao mundo exigir aos homens o primado da caridade, porque Deus é amor. Para o cristão, o amor não é um mandamento, mas uma Pessoa. Há em toda a Lei um apelo ao amor, um mais que nos desafia para outras metas, onde não há medidas nem termo. A radicalidade do amor está em dar a vida.

     

     

    Senhor, dá-me um coração grande para amar!

     

     

    Comentário do dia : São João Paulo II (1920-2005)
    Papa
    Discurso na sinagoga de Roma, 13/4/1986

     

     

    «Não vim revogar, mas completar»

     

     

    A minha visita hoje [a esta sinagoga] pretende constituir um contributo decisivo para a consolidação dos laços que unem as nossas comunidades. [...] Dentre as múltiplas riquezas da declaração «Nostra Aetate», do II Concílio do Vaticano, [...] a primeira é a de que a Igreja de Cristo descobre os seus laços com o judaísmo sondando o seu próprio mistério («Nostra Aetate», 4). A religião judaica não nos é extrínseca, mas, de certo modo, intrínseca. Temos com ela um relacionamento que não temos com nenhuma outra religião. Sois os nossos irmãos preferidos e até, podemos dizê-lo, os nossos irmãos mais velhos. [...]

     

     

    O caminho que começamos a trilhar está ainda no início; será preciso ainda muito tempo [...] para que todas as formas de preconceito, mesmo que inconsciente, sejam suprimidas e, assim, [...] possamos mostrar o verdadeiro rosto do judaísmo, bem como o do cristianismo. [...] Desde o princípio que não é segredo para ninguém que a nossa divergência fundamental é a nossa adesão, como cristãos, à pessoa e ao ensino de Jesus de Nazaré, filho do vosso povo, do qual saiu igualmente a Virgem Maria, os Apóstolos, alicerces e colunas da Igreja (cf Gal 2,9), e a maioria dos membros das primeiras comunidades cristãs. [...] Outro tanto se diga das vias abertas à nossa colaboração, que, à luz da herança comum saída da Lei e dos Profetas, são diversas e importantes [...]: acima de tudo a colaboração em favor do homem [...], da sua dignidade, da sua liberdade, dos seus direitos, numa sociedade [...] onde reine a justiça e [...] prevaleça a paz, essa shalom desejada pelos legisladores, pelos profetas e pelos sábios de Israel. [...]

     

     

    Que desta visita, da concórdia e da serenidade que já conseguimos, nasça uma fonte fresca e benfazeja que nos ajude a sarar as feridas desta nossa cidade de Roma, como o rio que Ezequiel viu sair da porta leste do Templo de Jerusalém (Ez 47,1ss). Assim, conservar-nos-emos, de parte a parte, fiéis aos nossos compromissos mais sagrados, mas também a tudo o que nos une e aproxima mais profundamente: a fé em um só Deus, que ama o estrangeiro e faz justiça ao órfão e à viúva, ensinando-nos a amá-los e a socorrê-los (Dt 10,18; Lv 19,18.34). Foi precisamente do Senhor da Tora, aqui venerado, que os cristãos aprenderam essa vontade, a de Jesus, que levou às últimas consequências o amor por ela exigido.

     

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