Leituras do dia - 1/8/2020

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  • Santo Afonso de Ligório



    Jr 26,11-16.24

     

     

    11 Então, os sacerdotes e os profetas clamaram aos oficiais e à multidão: Este homem merece a morte porque profetizou contra esta cidade, como todos ouvistes com vossos próprios ouvidos. 12 Jeremias, porém, retrucou aos oficiais e ao povo: Foi o Senhor quem me deu o encargo de proferir contra este povo e esta cidade os oráculos que ouvistes. 13 Reformai, portanto, vossa vida e modo de agir, escutando a voz do Senhor, vosso Deus, a fim de que afaste de vós o mal de que vos ameaça. 14 Quanto a mim entrego-me nas vossas mãos. Fazei de mim o que quiserdes e que melhor se vos afigure. 15 Sabei, porém, que se me condenardes à morte, será de sangue inocente que maculareis esta cidade e seus habitantes; pois, na verdade, foi o Senhor quem me ordenou vos transmitisse estes oráculos. 16 Disseram, então, os oficiais e a multidão aos sacerdotes e profetas: Este homem não merece a morte! Foi em nome do Senhor, nosso Deus, que nos falou. 24 Contudo, a influência de Aicã, filho de Safã, protegeu Jeremias, impedindo que fosse entregue ao povo e condenado à morte.

     

  • Santo Afonso de Ligório



    Salmo 68,15-16.30-31.33-34



    Resposta: “No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!”

     

     

    15 Tirai-me do lodo, para que não me afunde. Livrai-me dos que me detestam, salvai-me das águas profundas.
    16 Não me deixeis submergir nas muitas águas, nem me devore o abismo. Nem se feche sobre mim a boca do poço.

     

     

    30 Eu, porém, miserável e sofredor, seja protegido, ó Deus, pelo vosso auxílio.
    31 Cantarei um cântico de louvor ao nome do Senhor, e o glorificarei com um hino de gratidão.

     

     

    33 Ó vós, humildes, olhai e alegrai-vos; vós que buscais a Deus, reanime-se o vosso coração,
    34 porque o Senhor ouve os necessitados, e seu povo cativo não despreza.

     

     

  • Santo Afonso de Ligório

     

     

    Mateus 14,1-12

     

     

    1 Por aquela mesma época, o tetrarca Herodes ouviu falar de Jesus. 2 E disse aos seus cortesãos: É João Batista que ressuscitou. É por isso que ele faz tantos milagres. 3 Com efeito, Herodes havia mandado prender e acorrentar João, e o tinha mandado meter na prisão por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe. 4 João lhe tinha dito: Não te é permitido tomá-la por mulher! 5 De boa mente o mandaria matar; temia, porém, o povo que considerava João um profeta. 6 Mas, na festa de aniversário de nascimento de Herodes, a filha de Herodíades dançou no meio dos convidados e agradou a Herodes. 7 Por isso, ele prometeu com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse. 8 Por instigação de sua mãe, ela respondeu: Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista. 9 O rei entristeceu-se, mas como havia jurado diante dos convidados, ordenou que lha dessem; 10 e mandou decapitar João na sua prisão. 11 A cabeça foi trazida num prato e dada à moça, que a entregou à sua mãe. 12 Vieram, então, os discípulos de João transladar seu corpo, e o enterraram. Depois foram dar a notícia a Jesus.

     

     

    Comentário:

     

     

    Não podes - Desde os tempos de João Batista, o Reino dos céus é dos violentos. Como Precursor, João inaugurou a violência evangélica, que Cristo virá propor a quem o quiser seguir. Violência evangélica é a força dos mansos e dos humildes. Precursor de Cristo com a vida, João Batista será também Precursor com a sua morte. Como Jesus, também ele inquieta e incomoda. As suas palavras e atitudes abalam princípios e situações injustas, denunciam estruturas de pecado. «Não podes».

     

     

    As exigências e missão de profeta pagam-se com a vida. João feriu o orgulho dos grandes e poderosos; por isso, tinha de morrer. Metido na prisão, cortaram-lhe a cabeça. Mas é por entre as grades da prisão que o gesto aponta mais certo; e, cortada a cabeça, fala ainda mais alto. Com sua morte, João convence e leva à conversão ouvintes e seguidores. Cala-se a voz, mas não se cala a palavra.

     

     

    O cristão arde em zelo do bem e da verdade, mesmo que isso lhe custe a vida. Obedece a critérios de sabedoria eterna, que o mundo não entende e recusa. No banquete das criaturas só tem lugar o prazer e a injustiça; por isso, nele se degolam inocentes. Mas a verdade não cede a erros e injustiças. Quando nos cortarem a cabeça, no testemunho do sangue saberá o mundo quem tem razão. Entre Herodes e João Batista a escolha está feita.

     

     

    «A palavra de Deus não está algemada» (2Tm 2,9).

     

     

    São João Paulo II (1920-2005)
    Papa
    Carta apostólica «Tertio Millenio adveniente», 37



    João Batista, mártir da verdade

     

     

    A Igreja do primeiro milênio nasceu do sangue dos mártires: «sanguis martyrum, semen christianorum» (sangue de mártires, semente de cristãos). Os acontecimentos históricos [...] nunca teriam podido garantir um desenvolvimento da Igreja como o que se verificou no primeiro milênio, se não tivesse havido aquela sementeira de mártires e aquele patrimônio de santidade que caraterizaram as primeiras gerações cristãs. No final do segundo milênio, a Igreja tornou-se novamente Igreja de mártires. As perseguições contra os crentes — sacerdotes, religiosos e leigos — realizaram uma grande sementeira de mártires em várias partes do mundo. O seu testemunho, dado por Cristo até ao derramamento do sangue, tornou-se patrimônio comum de católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, como ressaltava já Paulo VI. [...] É um testemunho que não se pode esquecer.

     

     

    No nosso século, voltaram os mártires, muitas vezes desconhecidos, como que «soldados desconhecidos» da grande causa de Deus. Tanto quanto seja possível, não se devem deixar perder na Igreja os seus testemunhos. [...] Impõe-se que as Igrejas locais tudo façam para não deixar perecer a memória daqueles que sofreram o martírio, recolhendo a necessária documentação.

     

     

    Isso não poderá deixar de ter uma dimensão e uma eloquência ecumênica. O ecumenismo dos santos, dos mártires, é talvez o mais persuasivo. A «communio sanctorum», a comunhão dos santos, fala com voz mais alta que os fatores de divisão. [...] A maior homenagem que todas as Igrejas prestarão a Cristo no limiar do terceiro milênio será a demonstração da presença omnipotente do Redentor, mediante os frutos de fé, esperança e caridade em homens e mulheres de tantas línguas e raças, que seguiram Cristo nas várias formas da vocação cristã.

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