18 Jan 2019
"Mãe comum"

Os cristãos sabem que a unidade entre eles só poderá ser reencontrada verdadeiramente se for fundada sobre a unidade da sua fé. Devem resolver discordâncias não leves de doutrinas, quanto ao mistério e ao ministério da Igreja e quanto á função de Maria na obra da salvação...
Maria é sempre o exemplo e que deve conduzi-los (os cristãos) á tão desejada por aqueles que estão prontos para ouvir atentamente o que o Espírito diz hoje ás Igrejas (cf. Apoc 2, 7.11.17). È um bom presságio que estas Igrejas e Comunidades eclesiais estejam concordes em pontos fundamentais da fé cristã, também no que diz respeito á Virgem maria. Elas, de fato, reconhecem-na como Mãe do Senhor e acham que isso faz parte da nossa fé em cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Levantam, além disso, para Ela o olhar, aceitando ser Aquela que, aos pés da Cruz, acolhe o discípulo amado como seu filho, o qual, por sua vez, a recebe a ela como Mãe.
Porque, então, não olharem todos conjuntamente para a nossa Mãe comum, que intercede pela unidade da família de Deus e que a todos "precede", à frente do longo cortejo das testemunhas da fé no único Senhor, o Filho de Deus, concebido no seu seio virginal por obra do Espírito Santo?

João Paulo II, Enc. Redemptoris Mater