10 Jun 2021
Dois Corações

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria constitui uma parte importante do "sensus fidei (sentido da fé), do Povo de Deus durante os últimos séculos. Estas devoções procuram dirigir a nossa atenção a Cristo e a função de Sua Mãe no mistério da Redenção e, memo se distintas, são conexas pela razão da duradoura relação de amor que existe entre o Filho e Sua Mãe.

... O ato de consagração ao Coração de Maria que realizei solenemente em Fátima, no dia 13 de Maio de 1892, e de novo, no dia 25 de Março de 1984, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Redenção, está baseado nesta verdade sobre o amor maternal e a particular função da intercessão de Maria. Ela, certamente, "ajudar-nos-á a vencer a ameaça do mal que tão facilmente se enraiza nos corações dos homens de hoje e que, nos seus efeitos incomensuráveis, pesa já sobre a nossa época e parece fechar os caminhos do futuro".

...O ato de nos confiarmos ao Coração de Nossa Senhora estabelece uma relação de amor com Ela, mediante o qual nós lhe consagramos tudo o que temos e somos. Esta consagração é praticada essencialmente por uma vida de graça, de pureza, de oração e de penitência que está unida cumprimento de todos os deveres de um cristão, e por uma vida de reparação dos nosos pecados e dos pecados do mundo.

João paulo II, 22-9-86